domingo, 11 de junho de 2017

Mallos de Riglos - Catalunha, Espanha

Mallos de Riglos - Catalunha - Espanha

Via: Fiesta de Los Bíceps - 240mts, 7B(br), D2                                       1/11/2016



Mallos de Riglos é um povoado catalão famoso por seus paredões de conglomerado. O conjunto de afloramento rochoso proporciona um visual único ao local, o qual é muito frequentado por turistas que buscam boas caminhadas, escaladas e também observação de aves.


Vista da estrada, logo na entrada do lugarejo. (em vermelho a linha da via "Fiesta de los Biceps")

A fama internacional deste pico de escalada, e especialmente da via "Fiesta de los Biceps", vem crescendo muito nos últimos anos. Feitos como o de Alex Honnold - o qual solou a via à vista - e a campanha "The Classics" da Mammut, a qual insere esta escalada no seu roteiro, ajudaram na divulgação do local.

Acesso e Hospedagem


O acesso ao povoado é muito tranquilo. São 315km a partir de Barcelona e a estrada é ótima. É interessante incluir Rodellar no roteiro, pois dista de Riglos apenas 1h 30m.
Há basicamente duas opções de hospedagem, situadas logo na entrada da vila. Uma é o hostel dos montanhistas e a outra a Hospedaria do José. Me hospedei por 20Euros/pessoa na segunda opção, incluindo um café da manhã básico. O quarto e banheiro eram muito bons, assim como o atendimento, coisa rara que encontrei poucas vezes na Espanha.

Vista da hospedaria do José
Há uma pequena mercearia na vila, a qual fornece itens básicos.

Escalada

O interessante de fazer a Fiesta de Los Biceps é que não é necessário muita pesquisa, informações ou croquis... A linha da via está totalmente marcada pela trilha de magnésio marcada na pedra, é possível ver do vilarejo a linha da via.

As paradas e proteções da via são óbvias e em ótimo estado. Há sempre uma primeira chapa bem perto de cada parada, o que elimina o fator 2, e os esticões são tranquilos. Bastam 14 costuras, umas longas de preferência, 2 paradas, uma corda de 50 metros (e 1 par de bíceps em dia).

São cerca de 15 minutos de caminhada entre a vila e a base, como eu disse antes, basta seguir o rastro de magnésio. A Base da via é um diedro fácil de identificar, o nome da via está escrito de branco num bloco a uns 5 metros de altura. É interessante chegar cedo, por volta das 8h no máximo, pois a via é concorrida. Cheguei nesse horário, e 15 minutos depois já começaram a chegar outras duplas, as quais acabaram optando por fazer outras vias.

Tata e eu na base da via "Fiesta de los Biceps"

Era 1º de novembro, o sol batia na via desde a primeira hora do dia até a última, o que foi bom, pois o frio de manhã era foda. Ao longo do dia o sol desgasta bastante, não rola de esquecer o filtro solar, blusa de manga cumprida e evitar escalar no período mais quente do dia.

Não é necessário muita água ou comida, a Tamires e eu gastamos cerca de 6 horas entre a saída e o retorno à vila. Isto é considerado um tempo lento para a empreitada.. nosso ritmo de escalada não é muito rápido e ainda ficamos perdidos por um tempo na trilha de descida.

A primeira enfiada foi guiada pela Tamires. O começo é muito sossegado, seguindo pelo diedro, é um 6º (BR) bem protegido. Há uns dois lances um pouco mais complicados, não requer muita força, é mais uma questão de posicionamento.

O ponto rosa na ponta da corda é a Tamires guiando a primeira enfiada.

A segunda enfiada é o 1º 7b (BR). O crux é um diedro de uns 5 metros de comprimento, onde estão disponíveis apenas regletes e pequenos conglomerados muito polidos (muito polidos mesmo, liso igual uma bola de sinuca). Esta foi a primeira enfiada que eu guiei, nem quis ficar me enrolando muito nos regletes ensebados.. dei uma roubadinha na costura e vamo-se-embora!

Eu na 2ª parada.

A partir da terceira enfiada, a via vai ficando mais vertical e depois negativa, os lances vão deixando de ser técnicos e os conglomerados começam a ficar bem maiores, só agarra boa praticamente. As proteções continuam muito boas ao longo de todo caminho. Pra quem tem facilidade em remadas longas entre agarras boas, a via vai ficando cada vez melhor.

4ª parada da via. Veja que outras duplas escalam bem próximas, há varias vias em cada face das torres.

Continuamos revezando a ponta da corda e evoluímos sem problemas na 3ª e 4ª parte da via. A 5ª era um 7a (BR) com muitos lances negativos. Foi um desafio muito bom pra Tata, ela deu raça pra caralho e foi vencendo todos os lances. Depois dela foi minha vez de pegar a parte mais negativa da via: as agarras são praticamente todas grandes e boas, é só manter a tranquilidade pra não gastar força atoa.. remando e respirando.

Tamires iniciando a guiada da 5ª parte da via. Um sétimo grau negativo muito bacana. No céu da pra ver uma das aves que que habitam o local.


Tamires na 5ª parada da via. Na parte superior da foto, aquela calça preta na ponta da corda sou eu remando e tentando ficar tranquilo.
Tamires curtindo o visual da via na 5ª parada.

A última enfiada é a mais tranquila. O vento no topo dificulta bastante a comunicação. Mas vai indo e tudo se arranja. A trilha para descer faz um contorno aberto sentido anti-horário por trás dos picos. Eu fiz o favor de errar de forma bizonha, acabei fazendo uma curva fechada num dado momento e fui parar numa canaleta entre dois picos.. nada de mais também... No fim serviu só pra aumentar bastante nossa fome e sede e mais tarde rirmos bastante da minha cabeça dura.

Tata e eu no cume!


Acho essa foto engraçada pq traduz bem nosso alivio no fim da trilha depois da minha errada de caminho bizarra.


Comemorar o cume!!




3 comentários:

  1. The last pitch is the quietest. The wind at the top makes communication very difficult. But keep going and everything is arranged. The downhill trail makes an open counterclockwise contour behind the peaks. I was kind enough to make an awkward mistake, I ended up making a sharp turn at a given time and ended up in a channel between two peaks... nothing much either... In the end it only served to greatly increase our hunger and thirst and later we laughed enough of my hard head.
    https://appcracked.com/airy-pro-crack/
    https://crackmag.com/paintstorm-studio-crack/
    https://hdcracks.com/paintstorm-studio-crack/
    https://keygenpc.com/androrat-crack/

    ResponderExcluir
  2. Simple Disable Key Crack comes with a clean interface which gives the user a good overview of all the available functions.
    https://maccracked.com/simple-disable-key-crack/

    Embird crack is a professional software for computer embroidery. The program supports 70 different embroidery file formats as well as 20 embroidery machines as one of the top embroidery and fabric design programs.
    https://cracks4soft.com/embird-crack/

    KORG PA Manager Crack may operate using Windows 7, 7, along with Windows-10. It’s the collection of control and also managers which perform.
    https://hdlicensed.com/korg-pa-manager-crack/

    Filebot Crack is the best multimedia tool. It is a software frequently used on social platforms.
    https://windowscrack.net/filebot-crack/

    ResponderExcluir
  3. Best Article i had never seen before thanks for sharing.
    SeoSpider Crack

    ResponderExcluir